quarta-feira, 22 de janeiro de 2014


Experimentando roupas e descobrindo formas
O que você vê quando se olha no espelho? Se você pensou em magrela, gordinha, sem graça ... esqueça! Neste momento sua autocrítica (e autopiedade) não vai ajudar! Agora se você pensou em gata, linda, maravilhosa, ok está no caminho certo, mas autoestima demais atrapalha o bom senso.

Você deve olhar além do seu corpo e imaginar formas geométricas. Primeiro, dispa-se (dispa-se também de toda e qualquer autopiedade) e coloque as mãos na cintura. Se você colocou a mão onde normalmente é o cós da calça, saiba que aí não é a cintura. A maioria das minhas clientes não localizam a cintura da primeira vez. A cintura está entre o final da costela e o início osso da bacia. Olhe para o seu corpo no espelho, do ombro, quadril e pernas e pense qual forma ele te lembra: ampulheta, oito, triângulo, triângulo invertido, retângulo, retângulo contornado ou oval?

Agora analise assim:

 
 
 
Se seu ombro tem a largura próxima ao quadril, e sua cintura é mais fina, sua forma é Ampulheta.
 
Ampulheta: a forma ampulheta é a forma do equilíbrio, da harmonia. Praticamente todos os tipos de roupa ficam bem neste corpo. O nosso cérebro busca por imagens harmônicas e equilibradas. É este o significado do belo. E o tipo físico ampulheta é a forma ideal que nosso cérebro busca para o corpo. Por este motivo, para todos outros tipos físicos, devemos usar roupas que simulem este formato.
 
   
 
 
Se seu ombro e sua cintura são finos e seu quadril é largo, arredondado, sua forma é Oito.
 
Oito: esta é forma do corpo brasileiro. Muitas mulheres possui o quadril bem largo e a cintura bem final.  Este tipo físico é bem próximo ao Ampulheta, porém com mais volume na região do quadril. Sua atenção deve estar na parte de baixo do vestuário, que não devem trazer mais volume a esta região. Para os tops, evite os muito justos, pois realça o volume no quadril. Traga a atenção para o ombro e colo, com golas trabalhadas, mangas e ombros estruturados. Não exagere no volume também!
 
 
 
 
Se seu ombro é mais estreito que o quadril e que a cintura, seu tipo físico Triângulo.
 
Triângulo: Para se aproximar do tipo físico ampulheta você deve buscar no seu guarda peças que tragam um contorno para parte superior do seu corpo que é mais fina. Dê atenção às camisas e blusas com golas e mangas mais amplas. Na parte de baixo use roupas mais sequinhas: saia lápis e reta e calças mais justas e retas.
 

 
 
Se seu ombro e sua cintura são mais largos que o meu quadril, o seu tipo físico é o Triângulo Invertido.
 
Triângulo Invertido: como o ombro é mais largo, use peças da parte de cima, mais sequinhas, sem golas e mangas amplas. Seu objetivo de afiná-lo. Em contrapartida, na parte inferior, use algo que dê um leve contorno ao quadril. Invista em calças pantalonas e flare, saias godê com cós largo para afinar a cintura.

 
 
 
Se seu ombro, cintura e quadril tem as larguras parecidas, então o seu tipo físico é Retângulo.
 
Retângulo: para valorizar o corpo retangular, você deve trazer um contorno ao quadril e ao ombro simulando o tipo físico ampulheta. Escolha roupas acinturadas, vestidos transpassados, saias amplas e use cintos na cintura. Olhe para o seu guarda-roupa e pense em todas peças que possa trazer este contorno e naquelas que deixam sua forma mais reta. As peças que reforçam o tipo físico retangular devem ser evitadas.
 
 
Se seu ombro, cintura e quadril tem as larguras parecidas e com volume? Então o seu tipo físico é Retângulo Contornado.
 
Retângulo Contornado: a diferença entre o retângulo o nome já diz – um pouco mais de volume. As dicas são parecidas, ou seja, roupas acinturadas, vestidos transpassados, saias amplas e use cintos na cintura. Busque por tecidos mais fluidos e com caimento. Chame a atenção para o colo, com golas e colares e calças flare.
 
 
 
Se sua a cintura é mais larga que o seu ombro e o seu quadril, seu tipo então é o Oval.
 
Oval: toda a atenção deve estar voltada para os ombros e pernas. Não use roupas que marquem o abdômen. As blusas e vestidos transpassadas são uma boa dica, pois disfarçam o abdômen e marcam a cintura. Camisas, maxi coletes e blazer acinturados também são ótimos aliados. Calças flare e pantalona. Evite a calça skinny
 

 Conhecer-se é a melhor maneira de construir uma imagem para si. E o seu guarda-roupa é o local certo para você elevar sua autoestima. Agora está nas usas mãos. Busque no seu guarda-roupa o que te valoriza, o que te favorece.
 

Dica AEnG

1.      Tire foto. Vista várias roupas e tire fotos. Compare as fotos e veja com qual tipo de roupa você fica mais harmoniosa.

2.      Compare o seu corpo com alguma famosa. Veja na internet ou na TV como elas se vestem. Atenção, elas também erram de vez em quando (sim, elas são gente como a gente). Segue uma listinha: Ampulheta: Juliana Paes – Oito - Jennifer Lopez e Beyoncé - Triângulo: Thaís Araújo - Triangulo Invertido: Ana Maria Braga e Christiane Torloni (a personagem Tereza Cristina errava em quase todas os looks) - Retângulo: Gisele Budchen -  Retângulo Contornado: Clara Gueiros - Oval: Hebe Camargo (esta acertava, de vez em quando).

 
Qual é o seu tipo? Quais são as suas dificuldades para escolher a roupa certa? Conta pra gente!
Gostou? Abra a gaveta e compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora