segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A beleza da Verdade

O que buscamos na beleza afinal?
 
A busca pela beleza está presente em todas as mulheres e durante as várias fases da vida. Mas que beleza é esta que tanto procuramos?
 
Quando você se olha no espelho, você busca por algo que não possui e gostaria de ter ou busca por aquilo que tem e admira? Deseja o que acredita ser bonito ou acredita que o que possui é bonito e desejável?
 
A beleza é verdade. A verdade como nos encaramos e nos aceitamos.
 
Na infância protagonizamos as histórias, incorporando as princesas. Vestimos as bonecas como a representação de nós mesma.
 
Na adolescência deixamos de cobrir as bonecas para nos cobrir. Projetamos a beleza que desejaríamos ter, vestindo o figurino de uma personagem que criamos para nós mesmas, acreditando que conquistaremos tudo e todos. 
 
Mas chega o momento em que percebemos que não queremos conquistar todos, mas apenas um. Então passamos a buscar a beleza admirada por este, apenas. Nos vestimos para ele, nos perfumamos para ele, vivemos para ele.
 
E o milagre mais belo acontece. Um novo ser cresce, transformando e transmutando todos os sentimentos. A beleza passa a ter outro sentido: maternidade. Passa ter outro rosto: o do filho. Agora a beleza é de cada descoberta, cada momento, cada aprendizado. O belo passa a ser o cuidar do outro. Amar e ser amada.
 
O tempo passa, a beleza amadurece. O encanto novamente muda. A essência do belo é a família, o companheirismo. Uma beleza em que a medida é o humor, o amor, a renuncia, a entrega. E a resultante são alguns quilinhos a mais, músculos a menos, veias que riscam as pernas, escuras olheiras e brancas raízes de cabelos.
 
Mas chega o momento em que a cria cria asas e voa. E nos deparamos com o espelho. Qual é a beleza que importa agora? Agora é o momento de buscar a essência do seu próprio ser. A verdade é a beleza. Olhar-se no espelho e reconstruir a própria imagem. Quem sou eu? O que eu quero parecer? E a resposta para a pergunta "O que buscamos na beleza?" aparece no reflexo, na essência visível de nós mesmas.
 
Dica AEnG
 
A beleza está na essência. Enxergar a beleza através do espelho é um exercício diário. Enxergar além da beleza é gostar de si mesma. Gostar de cada defeito, de cada diferença. Aceitação. Não veja no espelho o que gostaria de ser e sim como é!
 
Se o que vê no espelho são só os quilos a mais que você está agora (por exemplo) e fica pensado que gostaria de ser mais magra, veja além disto. Veja o que tem de bonito. Por exemplo o cabelo, o colo, as pernas. Chame a atenção para estas outras partes. Faça um corte chamativo, use decote, mostre mais as pernas. Aprenda a se vestir. A partir de então, tudo passará a ser consequência. Emagrecer virá normalmente (ou não). Mas ao olhar no espelho você passará a enxergar tudo aquilo que te torna bonito, e não o que te torna feia. 
 
Depois que aceitei meus cachos (ok, faço uma química para soltar o anelado, mas alisar jamais!) recebi e ainda recebo vários elogios. Quando estou em um ambiente, costumo analisar quantas pessoas de cabelos lisos, com chapinha tem. Às vezes sou a única de cabelo anelado. Quem vai chamar a atenção? Pense nisto! Não seja mais uma!
 
Gostou? Abra a gaveta e compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora