segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Autoestima na Geladeira

Hoje vou abrir uma gaveta um pouquinho diferente (uma de muitas), a gaveta da geladeira, na verdade a porta (mas eu tinha que manter a coerência). A geladeira é um lugar que reflete muito nossa autoestima. Quanto mais comidas saudáveis, mais alta nossa autoestima. Abra sua geladeira? O que vê nela? Doces, refrigerantes e bolos ou frutas, verduras, pão integral, queijo branco e yogurte natural?  
Quando estamos sem estima por nós mesmo, nosso cérebro busca uma compensação: prazer. Onde está o prazer imediato (e fácil, vamos combinar)? No açúcar, no chocolate, na coca-cola. Porém, quando saciamos este prazer, logo em seguida vem a culpa, que nos deprime e vira um ciclo vicioso.
Para não sair correndo e atacar a geladeira é preciso fazer um esforço sobre sobrehumano, porém, quando se toma a decisão de ser saudável, este esforço fica mais leve. Claro que, se leve for também suas escolhas.
Então, frutas, verduras, iogurtes e folhas aparecem quando decidimos que o nosso corpo deve se manter saudável e elegante. Um corpo mais saudável, eleva a autoestima, alegra nosso espelho.
Mas quando estamos mal nos entregamos às guloseimas, devoramos uma panela de brigadeiro, viramos uma garrafa de refrigerante, nos debruçamos em um pote de sorvete e as comidas saudáveis estragam no fundo da gaveta.
Fazemos isto para adoçar nossas mágoas, aplacar nossa tristeza a colheradas e afogar nossos pensamentos borbulhantes. Ao final desta congestão de sentimentos, não temos coragem de olhar para o espelho. E a única coisa que se elevará serão os ponteiros da balança. Que é claro negamos a acompanhar.
Mas não para por aí. Os excessos são jogados na nossa cara (ou melhor no nosso corpo). E as nossas roupas? Estas mesmo! As mesmas que em outrora nos fizeram lindas e elegantes, agora se recusam a entrar. E não adianta pulinhos, deitar no chão e espernear (e nem encolher a barriga). E você jura que foi roupa que encolheu (toma vergonha na cara!) Melhor não tentar. Pior do que entrar apertado é não sair.
Então, cuidado! Quando a baixa autoestima impera, tudo aumenta: os quilos, os tamanhos, os contornos. Já quando a autoestima se eleva, tudo afina! A cintura, o abdômen, o rosto.
Tenho uma amiga que diz: sem açúcar, sem glúten, sem lactose e sem graça! Mas basta fazer as escolhas certas que, tudo fica com gosto de saúde. E tem a sua graça.
Mas se você está bem com os quilinhos a mais, em paz com seu espelho, e de bem com a sua autoestima, isto é o que importa (além da sua saúde, é claro!). Autoestima não combina com culpa, consciência pesada e infelicidade. Ser feliz é o melhor que podemos buscar nas nossas gavetas!
 
Seja feliz, e felicidade não pesa na balança!
 

Dica AEnG

Comer é um grande prazer. Se você gosta muito de comer, e tem dificuldade de emagrecer, minha dica é para você. Pense, de agora em diante, que você não gosta tanto de comer. Que come para viver (e não vive para comer, certo!?), e que seu maior prazer é ser saudável! Então ao pegar algo para comer, pense:

Isto só engorda? Não coma! (ok, dê uma mordidinha, pequenininha – só no início depois nenhuma lambidinha.)
Isto engorda, mas é saudável? Coma pouco! Acredite, você não vai morrer!
Isto não engorda e é saudável? Coma a vontade! Água não engorda é muito saudável. E emagrece! - Ok, tirando a água, tudo engorda um pouco. Vamos trocar por: Isto não engorda muito... tem muitos alimentos que não engordam muito: legumes, verduras, frutas, cereais integrais, queijos brancos... e são gostosos. Aprenda novas receitas. Descubra novos sabores.
Mais uma dica: coma até às 19h. Depois disto, beba só água e chá (sem açúcar, claro). Aproveite para dormir cedo.
Descubra o sabor da saúde. Acredite, tem um gosto viciante.


 Gostou? Abra a gaveta e compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora