quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Um jeans para chamar de seu!


 
Quem não ama calça jeans? Jogue a primeira pedra quem nunca usou uma calça jeans até furar! E quem nunca deitou na cama e esperneou até aquele jeans fechar!  Ou só deixou de usar todos os dias porque na empresa jeans só no casual day? Ou  quem nunca chorou de tristeza quando perdeu aquele jeans para alguns quilinhos a mais? E ainda, quem nunca chorou de alegria ao ver que “aquele jeans” entrar!


Nosso jeans amado de todos os dias! Com blusa branca básica virou uniforme de arquiteto. Com camisa social de seda, de socialite. Jeans com camisa jeans, presente nos cliques do look do dia das fashionista. Com jaqueta de couro, dupla perfeita dos roqueiros.
Mas como escolher um jeans para chamar de seu? Aquele jeans que esconde o que deve ser escondido e valoriza o que temos de melhor. E que ainda nos deixa com jeito de diva e cara de rica!?
Ok, ok, ok...tudo junto ao mesmo tempo pode não ser fácil, mas conhecer os tipos de cortes nos facilitará escolher o nosso eleito.
Jeans tradicional: o chamado five pockets (5 bolsos: 3 na frente e 2 atrás). Veste bem a maioria das pessoas. Possui um corte reto e vai afunilado um pouco até a barra. A cintura é no lugar - alguém não sabe onde é a cintura? entre o último osso da costela e o osso da bacia.  Por isto, segura o nosso abdomen, escondendo o que deve ser escondido e valorizando nossa cintura. Por afunilar na barra, dá formas, para quem tem pouco quadril.



Bootcut (corte para botas): tem o corte mais reto e a boca um pouco mais larga do joelho para baixo, que na teoria, serve para facilitar o uso com botas.  Estas calças são bastante elegantes, pois camuflam qualquer tipo de perna, ou as muito fina no tornozelo ou as mais grossas, pois ficam harmoniosas. Para que tem mais quadril, a barra mais larga traz uma harmonia, equilibrando a silhueta. O jeans Flare tem a mesma modelagem com a barra um pouco mais ampla e as pernas mais justas.
Dica: O jeans escuro, sem lavagem alonga e afina. Para as que estão acima do peso é perfeito. Já para as magras, as manchas claras na coxa e efeitos de riscos próximo ao quadril ampliam - excelente para quem é do tipo triângulo invertido.
 
 
 
Straigh ou Reta: Estas calças são super clássicas, possui um corte reto, sem ser muito justa ou larga. São excelentes curingas, pois deixam qualquer mulher elegante. O jeans com lavagem são mais casuais, já o jeans escuram são mais clássicos e elegantes. Quanto mais escuro é o jeans e a costura, mais clássica a peça.

   
 
 
Skinny: Também chamado de slim fit (ajustado), marca bem os quadris e tem as pernas justas. A calça é quase uma legging, só que de jeans ou de outro tecido com elastano. Ideal que a cintura seja um pouco mais alta, para modelar melhor o abdomen.  Quem está com sobrepeso pode usar, porém quem tem as coxas grossas deve evitar. Não esqueça de contrabalancear com tops soltinhos.
 
 

Boyfriend ou Oversized:  Calça mais larga, ampla, com o gancho mais baixo e cintura no lugar. Rasgadas ou não, normalmente são dobradas no tornozelo, dando a impressão de que são masculinas (emprestada do namorado, por isto boyfriend). Não são ideais para baixinhas pois sua modelagem achata e nem para quem está com sobrepeso, pois alargam.


 
Calça Pantalona: a largura das pernas é bem mais ampla que a reta. Pode começar mais estreita em cima e abrindo na forma de um A, até a barra ou já começar mais larga e abrindo ainda mais até a barra. Ideal para as altas, mas todas as mulheres podem usar, as mais baixas devem evitar modelos de tons claros e com pernas muito largas. Uma dica para elas é fazer um look monocromático.

 


Bom, se até agora você não se decidiu por um jeans, ou se interessou por todos, veja como usá-lo de forma a valorizar seu tipo físico e camuflar os pontos negativos. Aí vão as dicas:

Para disfarçar a barriguinha: prefira o jeans mais estruturado e com um pouco de elastano, assim a calça fica mais ajustada e estruturada ao corpo.
Para aumentar o bumbum: escolha uma calça com bolsos trabalhados. Desenhos, miçangas e tachas são boas opções. Peças folgadas e claras também aumentam o volume.

Para disfarçar quadril largo: invista em modelos com lavagem bem escura e sem muitos detalhes na altura do quadril. Jeans muito apertado aparenta mais o quadril, use o tamanho correto. Devem ser evitadas também calças de cós baixo. Prefira os jeans mais clássicos.

Para as baixinhas: o jeans deve ter cintura um pouco mais alta e ajustada ao corpo. Opte por um modelo mais clean, sem muitos detalhes. Use com sapatos do mesmo tom, pois alonga a silhueta. A parte de cima também pode ser do mesmo tom, em um look monocromático, tornando a silhueta mais longilínea.

Pernas longas: para disfarçar a perna longa, use jeans com cintura mais baixa, com barra dobrada. Use cintos coloridos, fazendo uma linha horizontal.

Coxas grossas: para quem tem coxa grossa, evite jeans com stretch. Evite também modelos com a  barra mais curta, com a barra dobrada e com as pernas afuniladas, pois evidenciam as coxas grossas. Para disfarçar o volume, prefira as calças com corte reto, escuras e sem muitos bolsos.

Se ainda assim você está em dúvida sobre qual jeans será o seu, saiba que um bom jeans valoriza qualquer look e por isto, vale o investimento. Pense bem antes de comprar os  modelos da moda.
Lembrando que tudo o foi dito são conceitos e não regra, por este motivo experimente todos os jeans do seu armário e descubra a modelagem mais adequada, para você e separe aqueles que não te valorizam. E, se ainda assim, não encontrar o "seu jeans", invista em um, e que ele seja eterno, lindo, glamoroso, enquanto dure!! E como duram!!!!

 Dica AEnG
Os bons jeans normalmente são de boas marcas. Eleja uma marca que caiba no seu orçamento, e, aos poucos, vá mudando seu armário. Vale a pena o investimento! Mas atenção, não precisa ter 1 de cada modelo, tenha no mínimo 2 a 4 bons jeans e estará muito bem vestida na maioria das ocasiões.

 Gostou?! Abra a gaveta e compartilhe!
 
imagens: levis.com e google imagens

2 comentários:

  1. adorei as dicas agora vou aplicar bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Sula, um jeans de boa modelagem valoriza qualquer look! Faça bom uso das minha dicas.. Um abraço

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora