domingo, 21 de junho de 2015

The True Cost


O que fazer quando você descobre que a industria da moda é a 2ª industria de maior impacto ambiental e social? O documentário The True Cost mostra o verdadeiro valor por trás de cada peça de roupa que compramos nos fast fashion.

A pergunta que o documentário traz é: Quem paga pelo custo de nossas roupas? 

Shima é uma costureira e em um emocionante depoimento diz: "Quero que os ocidentais usem as roupas que eu costuro, mas não quero que vistam as roupas manchadas com o meu sangue". Shima e outras costureiras quase foram mortas por exigirem um salário e condições de trabalhos mais dignos. Muitas outras foram mortas no acidente do Rana Plaza, em Bangladesh em 2013 

Pense nisto quando encontrar peças com um preço muito baixo. Alguém está pagando para que esta peça seja tão barata. Está pagando com a saúde, com excesso de horas no trabalho, com a falta de segurança e até com a vida. (veja aqui e aqui)

Além disso, os resíduos químicos despejados pelas industrias da moda (algodão, couro, metais...) estão provocando câncer em homens e mulheres, retardo mental em crianças, alergias... a água dos rios estão mudando de cor, tingidos pela cor da estação, seus leitos sem vida, não fornecendo peixes aos pescadores locais. Solos sendo contaminados com fertilizantes e agrotóxicos, lavouras sendo destruídas e agricultores não tendo como comprar mais sementes das empresas que "criaram" as sementes. Como não têm como manter suas plantações e se tornam devedores das empresas (Monsanto por exemplo), muitos estão cometendo suicídio, tomando, eles próprios, um copo de fertilizante.

Roupas enviadas à caridade estão chegando em países pobres, vendidas por preços muito baixo, tirando o emprego de muitas costureiras e acabando com economia local.

Engano pensarmos que estamos fazendo economia pagando barato por estas peças, na verdade estamos empobrecendo, pois compramos sem precisar ou mais do que precisamos, enquanto as marcas ficam cada vez mais ricas e dominantes. Pois elas ditam o que deve ser usado, quando e quanto querem pagar para quem realmente faz. E pagam muito pouco e lucram sem se importar com o que está acontecendo com estes trabalhadores, suas famílias e principalmente com o meio ambiente. 

Crianças que acompanham as mães em locais insalubre, que não tem condições de ir para escola, ou que têm que, por falta de mlhor opção, vão morar longe, com seus avós.

Onde está o glamour das passarelas, das fast fashion? Olhe para o seu armário e pense: Eu não tenho roupa? Eu preciso realmente comprar mais roupa? 

Texto de Mara Débora

  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora