quinta-feira, 1 de outubro de 2015

No lugar de descartar, customizar!

Quantas vezes vemos, nas ruas, pessoas usando roupas com um furo, um rasgo, um fecho estourado (preso com fitinha - #quemnunca), uma costura descosturada? É muito deselegante usar uma roupa com algum defeito. 

E o pior, quando o defeito está em um lugar que pessoa não se deu conta. Um furo, ou uma descostura na parte de trás da roupa. Nestas horas o que fazer? Avisar a pessoa? Nem todo mundo tem coragem. E se a pessoa ficar constrangida? Será melhor deixá-la na ignorância e fingir que não viu? Entretanto, alguns tem a resposta na ponta da língua. A clássica: "Nossa, não tinha visto", ou a velha resposta: "Acabou de rasgar". Mas, pior do que isto é quando você avisa e a pessoa diz: "Eu sei, eu uso assim mesmo!". 

A elegância também está nos cuidados com a sua roupa. Deixá-la sempre em bom estado, sem rasgos ou furos, costurar a parte descosturada, prender o botão, trocar o fecho, fazer a barra (ou bainha como se diz em Minas). São cuidados simples que se pode fazer em casa, com agulha e linha, ou levar em uma costureira. 

Porém, quantas roupas são descartadas por causa destes defeito? O furo que não se rendeu à linha cuidadosamente alinhavada? Ou a mancha que insiste em aparecer mais que a cor da roupa? Neste caso a roupa é dispensada e seu dinheiro vai embora, na sacola de doação. 

Mas e se, num lampejo de criatividade, você encontra uma saída para aquele pequeno estrago na sua peça. Foi isto que me aconteceu com uma blusa que comprei na Zara em uma liquidação. O preço estava ótimo, e o furo, não tinha visto furo algum na hora da compra. Mas algum deveria haver, pois o preço era bom demais para ser verdade. Ficamos realmente cegas quando se trata de ótimas remarcações, não é mesmo!?

Passada a euforia, me dei conta do furinho, quase imperceptível na dita cuja. Usei algumas vezes, afinal era imperceptível, mas a cada vez que lavava, o furo aumentava. E na vez seguinte que eu vestia, eu não enxergava mais a blusa e sim o bendito furo. E ela retornava para a gaveta. Algumas vezes até foi para a sacola da doação, mas não era justo, estava tão novinha. Tão pouco usada. O que fazer?  

Foi aí que eu tive uma ideia: porque não customizar? Tenho vários pedaços de couro e como ela tem detalhes em couro, resolvi fazer uma interferência, quase que gráfica, na sua composição.

Cortei 2 pedaços de couro e com a cola pano (todos deveriam ter uma dessas em casa), colei um couro de cada lado, criando um detalhe na blusa. Algo super simples e que recuperou minha blusa. 




E você, tem alguma peça que possa ser recuperada?

Gostou!? Abra a gaveta e compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora