quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sustentabilidade está na moda!

Quando falo do Guarda-roupa Sustentável, muitas pessoas se apressam em dizer que doam uma peça do armário sempre que compram outra. Isto, por si só, não é sustentável. É um alívio apenas na consciência, já que seu no armário, na sua conta bancária e em todo processo industrial, para se fazer aquela peça, não houve alívio nenhum.

E o que é sustentável: para mim é quando se consegue ter um guarda-roupa onde se possa aproveitar tudo o que tem, sem sentir necessidade de comprar mais. Onde o sair de peças é permitido e incentivado, mas o entrar deva ser amplamente avaliado - "Preciso realmente de mais uma peça? "

Sustentável para mim é quando eu uso uma peça com mais de 10, 15, 20 anos. Sim, eu tenho peças de quando era solteira, e isto vai para mais de 17 anos. Isto demonstra que a peça comprada, é uma peça atemporal, não datada, não exatamente clássica, mas no meu estilo, estilo este que sigo até hoje.


Sustentável para mim é quando consigo recuperar uma peça que eu não usava, seja  ou cortando uma calça e transformando em um short, ou trocando os botões.


Sustentável para mim é quando eu uso uma peça antiga com uma peça atual e o look fica super na moda.


Também é sustentável quando tira-se do armário peças que não se usa mais e se faz uma doação. Mas mais sustentável ainda, quando você dá esta peça para alguém e a vê usando. Como fico feliz em ver alguém aproveitando uma peça que estava parada no meu armário. Isto é sustentável demais!! Sem contar, é claro, as peças usadas que eu ganho e coloco em uso. Vejo que a pessoa fica super feliz também!


E por que eu estou dizendo tudo isto?! Porque para que uma blusa feminina de algodão e Tencel chegue na loja, são necessários 379 litros de água (Livro Moda e Sustentabilidade - Design para mudança). E quanto aos resíduos que são jogados no meio ambiente - lavagem das fibras, branqueamento, tingimento, produção dos metais e aviamentos usados nas peças, entre outros. Você já parou para pensar nisto? 


Você já, pelo menos, pensou na quantidade de papel, plástico, metal que vai junto, quando compramos uma peça nova: etiquetas de papel da marca, etiqueta de preço da loja, tags, cordãozinho, plástico ou colchete para as etiquetas, sacola da loja, papel, vias impressas da compra. E tudo isto vai para o "lixo". 


Daí você diz que tirar uma peça do seu armário depois de "comprar tudo isto" é sustentável? Melhor rever este conceito.


Não sou contra a compra, de maneira alguma, até porque a industria da moda movimenta a economia, isto é, quando não usa mão obra escrava, quando oferece local adequado de trabalho, quando segue as leis trabalhista, quando paga as indenizações em caso de desabamento (caso Benetton que não queria pagar pelas mortes ocorridas no desabamento de um prédio em 2013 em Bangladesh) ... enfim, há uma economia sendo movimentada. Mas a que preço? 


Vamos pensar bem antes de abrir um armário e dizer: "Não tenho roupa", "Preciso de uma roupa nova", "Preciso daquela peça que está na moda"... Sabe o que está mesmo na moda?

SER SUSTENTÁVEL.

#sustentaveltanamoda


Gostou?! Abra sua gaveta, use mais suas roupas e compartilhe!


Abaixo algumas imagens do desabamento para você pensar antes de comprar mais uma peça para o seu armário.







sábado, 14 de fevereiro de 2015

Leve a elegância para o Carnaval

Carnaval é um momento de descontração, alegria e farra. Brincadeiras e deboches ocorrem e fazem parte destes dias de muita descontração. Colocamos para fora nossas fantasias, as que estão nos nossos guarda-roupas e principalmente as que estão povoadas em nossas mentes. 

Podemos, entretanto apenas pular o carnaval sem colocar nenhuma máscara. Apenas extravasar, deixar de lado a seriedade e brincar. 

Mas que delícia deixar nos fantasiar e ser um dia um anjinho e em outro, um diabinho. Uma noiva ou uma freira erótica.Uma gueixa para satisfazer ou uma dominatriz para mandar. Podemos também nos fantasiar de princesa, lady, mulher das cavernas, enfim nos permitimos tantas fantasias, que gostaríamos que estes dias de irreverencia não terminassem. 

E na hora de escolher a fantasia é o momento do exagero, do abuso. Abusar na maquiagem, nos acessórios e nos cabelos. Aproveite para abusar no decote, na peça mais curta e naquela roupa mais justa. Afinal é carnaval. Mas lembre-se também de usar algo confortável, fresco e agradável ao toque. Não se esqueça de que estaremos em contato com muitas pessoas e ninguém quer abraçar um ralador.

Mas para todas as fantasias tem um acessório que não devemos deixar de levar em nenhuma ocasião, principalmente nestes dias de convívio social: a ELEGÂNCIA. Não, não estou falando na elegância do vestir. Estou falando da elegância do compartilhar seu espaço de alegria e farra com vários desconhecidos e aí sim fazer uma festa maior, que é o Carnaval. 

Pular o carnaval, respeitando o espaço e a alegria do outro, respeitando o deboche do outro. Se te jogarem água, aproveite para se refrescar, se te jogarem tinta, aproveite para se enfeitar, se te jogarem confete e serpentina, aproveite para cair na folia.
Mas, se por algum motivo, alguém te desrespeitar, não use da força, não use braços amigos, use apenas de suas palavras, os cordiais "deixa disto, porque hoje é carnaval!" Ou melhor ainda, ignore, porque hoje é carnaval.

Agregue na sua fantasia a elegância das atitudes: brinque apenas com quem quiser brincar, não insista. Não pense que só porque é carnaval tudo pode! 
Seja elegante com as mulheres, respeitoso e educado - esta fantasia com certeza é nota dez!
Seja elegante com a natureza, leve seu lixo para lixeira ou leve de volta para casa.
Seja elegante com seu corpo: bebida alcoólica apenas o suficiente para ficar alegre e curtir seu carnaval. Hidrate-se. Coma alimentos saudáveis, que te dê energia - está valendo um acarajé se estiver na Bahia, um tropeiro, se estiver em Minas.

E não exagere, lembre-se de que carnaval são 4 dias e tem todo o ano! 

E, passado o carnaval, aproveite esta disposição de sair nas ruas para protestar contra a palhaçada (que me desculpem os palhaços profissionais) que está nossa política. Não aceite que os políticos transformem nosso país em um carnaval eterno. Saia nas ruas e proteste contra a corrupção que assola o Brasil. Mas não coloque máscaras! Vá de cara limpa e leve a elegância. Não deprede, não coloque fogo, não desrespeite.  

A elegância é um acessório indispensável e cai bem em todo mundo, homens e mulheres, de crianças à idosos, de qualquer estilo, cor e credo! No carnaval, passeatas, no trabalho, na sua vida! 

#elegancianocarnaval #eleganciapravida

Gostou?! Abra a gaveta e compartilhe!

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Não perca o estilo!

Uma imagem vale mais que mil palavras! 



Mas não preciso de mil palavras, apenas uma, sutiã. Que o sutiã foi feito para não aparecer, todas sabemos disso. Entretanto, hoje em dia, nos estilos moderno e sensual, os sutiãs passaram de peça íntima para acessório. São peças que podem ser mostradas com cores chamativas e  bonitas rendas (eu disse bonitas rendas). 




Mas, jamais, em tempo algum, o sutiã do dia a dia, cheio de bolinhas, esgarçado ou até mesmo aquele famigerado sutiã bege ou branco, deve, de forma alguma, aparecer. Muito menos mal abotoado, aparecendo em um decote, em uma blusa ou vestido de finas alças. Das duas uma, ou não use o sutiã ou troque de roupa. 
Ligar o "to nem aí", "não fico sem de jeito nenhum", pode derrubar todo seu estilo. Não somos obrigados à olhar para aquelas tiras horrorosas cruzando pelo corpo, competindo com sua pele e os cortes da sua roupa. 
São tantas opções para amenizar esta visão terrível: sutiã tomara que caia, alças cambiáveis, camisetas rendadas e os próprios sutiãs aparentes. Mas jamais, alças transparentes, silicones ou afins. 
E não pense que terminou o circo dos horrores, pois ainda pior é o sutiã quando usado junto à roupa de academia. Meus deuses do estilo, iluminais estas mentes insanas.... Se vai malhar, use tops, nunca sutiã. 



Ė importante que saibam que cada roupa tem um código e que deve ser minimamente respeitado. 
Se a roupa é de academia, todo o conjunto da obra deve esta em sintonia. Ok, mas nada muito "combinandinho": blusa rosa, calça preta e rosa e tênis rosa fica over, não acham? Roupa de academia tem que ser confortável, casual e descontraído. Vale a blusa larguinha, de ficar em casa, mas com um top bacanérrimo por baixo... Nada de sutiã. Ou uma calça larguinha e uma blusa sequinha e top. Show de bola! Macacões inteiriços estampados... Sem comentários...com bolsa social ainda.... Afff! Por Deus! Nestes casos o código para isto, ou a falta dele é: malhei pra caramba tenho que mostrar, olhe pelo amor de Deus!! Eu olho porque é feio demais! Não diria feio, mas exibicionista demais! Por isto o apelo no código. 
Já as roupas decotadas devem mostrar a pele, as costas, o colo, não o sutiã. 
E as transparentes? Um lindo sutiã ou uma camiseta. 
Dito isto, abram as gavetas e separem seus sutiãs e tops de academia. Cada qual para sua gaveta certa, ok!? E aqueles sutiãs horrendos para a sacola de doação, isto se forem "doável", senão lixo mesmo!

Gostou! Abra a gaveta e compartilhe!

O site Plugadonamoda da umas boas dicas, deem uma olhada no link abaixo

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Não tem? Faça você mesmo!

Há tempos estou querendo uma bolsa com franja, mas estava sem coragem para comprar. Na verdade, estava com a consciência pesada, afinal tenho tantas bolsas, pra que mais uma? Só porque está na moda? Só porque sai nas revistas como o MUST HAVE, ou aparece massivamente nas novelas ou nas vitrines das lojas. Ou porque vejo um monte delas nas ruas 

Bom, este só, para mim, já é um motivo forte para NÃO TER o mesmo que todo mundo tem. Se todo mundo tá usando, para mim, perde a graça. Continuo gostando, mas não compro. Acredito que seja porque que eu vou enjoar rapidinho desta peça. Ou por não ser algo que tenha escolhido por mim mesma, pelo meu estilo, mas sim empurrada a comprar pela mídia. Por este motivo, não tenho coragem para tal investimento - ou melhor desperdício. 

Mas a bolsa de franja tem me perseguido há 2 anos, quando vi nas lojas em NY. Ainda era um lançamento, e mesmo assim não tive coragem de comprar. Querer algo por tanto tempo e não ter também é um sacrifício, mas tenho resistido à todas bolsas que venho olhando.

Entretanto, a vontade não passou. Está no auge da moda, muita gente tem, mas algo ainda me chama atenção nela! Então, resolvi ter a minha. Mas você deve estar pensando: ela não disse que não gastaria um centavo pela bolsa de franja! E não gastei! Afinal, tenho consciência que não é uma necessidade e sim uma compulsiva vontade de ter. Lembra do "Querência ou precisância"? Se é apenas uma querência, o ideal é buscar uma alternativa para a compra. E qual foi esta alternativa? FVM - Faça você mesmo (DIY, rsrs)!!

Eu tinha uma bolsa que consegui em uma troca. Ela era simples, sem muitos atrativos. Já tinha colocado alguns ilhoses para dar uma pegada rocker, mas ainda sim não tinha me conquistado. Foi aí que lembrei de um couro que meu sogro me deu. Fiz várias tiras do mesmo tamanho (juro que tentei), coloquei 3 tiras em cada ilhós e dei um nozinho. Voilá!
Minha nova bolsa velha.

Veja como ficou:

Investimento: R$ 0,00
Ansiedade atual para ter uma bolsa de franja: Zero
Economia: R$99,00 a R$300,00

Procure no seu armário alguma bolsa que você possa customizar. 
Alguns links de FVM bolsa de franja:
http://meu-eu-particular.blogspot.com.br/2012/11/customizando-diy-bolsa-de-franjas.html
http://www.blogthelook.com.br/2013/09/diy-bolsa-de-franjas.html
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/maispreza/?p=11539

Gostou?! Abra a gaveta e compartilhe!

Um abraço
Mara Débora