terça-feira, 28 de julho de 2015

Sorria para a Vida

Se eu pudesse dar apenas um conselho, diria: sorria!

Sorria ao acordar, afinal você está vivo e acordou sobre uma cama e sob um teto. Mas se isto não for suficiente para abrir um sorriso, pense que o seu dia dependerá de como irá acordar e se levantar. Se acordar sorridente, só enxergará pessoas sorridentes. Se acordar mal humorado ...

Sorria para quem está ao seu lado no momento em que acorda, ou para quem encontra pela casa. Você sabia que sorrir é contagioso? E não é só isso, sorrir torna o café mais saboroso, a torrada mais crocante, o mel e as palavras mais doces.


Sorria para você quem encontrar na escada, no elevador, na rua, no trânsito. O máximo que pode acontecer é eles acharem que você está feliz (ou que algo aconteceu para te deixar assim).

Sorria para quem limpa seu prédio, sua cidade, sua empresa, afinal, você não gosta de morar em um prédio, uma cidade, uma empresa mais linda?

Sorria para você!

O sorriso desperta a memória, todas as lembranças, os mais íntimos desejos. Ilumina os olhos, o rosto, o corpo todo. Rejuvenesce, emagrece e embeleza a alma.

Sorria para o outro!

O sorriso acalma uma palavra mais rude, um grito de dor, um choro. Acolhe a lágrima, amolece o coração.

Sorria para a vida!

Sorria para o céu, azul anil ou cinza chumbo, não importa! Sorria para as árvores, são elas que te dão oxigênio para você poder sorrir mais.

Sorria para as flores, para os pássaros, para o sol, para a lua, para toda a existência!!! O sorriso faz a vida sorrir para você.

Mas se não conseguir apenas sorrir, não se preocupe pode gargalhar. O efeito será dobrado. E se chorar, de tanto rir, não se preocupe, o efeito colateral será FELICIDADE.

Texto de Mara Débora

terça-feira, 21 de julho de 2015

40 anos depois!

Ouça seu coração! Remexa em suas lembranças! Lá pode estar as indicações do caminho que tanto busca seguir.

Carreguei comigo algumas lembranças e por muito tempo me perguntava porque não as havia esquecido. Porque as carregava. Lembro que eram muito pesadas, mas mesmo assim transportava comigo para onde quer que eu fosse. Os anos se passaram e algumas foram se desprendendo pela jornada, a maioria pelo menos.

Acredite! Ouça seu coração e desprenda suas lembranças. Dizem que isto é amadurecer. A alma fica mais leve, os pensamentos começam a ir mais longe e a mente envia uma mensagem ao corpo: "sorria, isto não vale uma lágrima rolada". Mas amadurecer mesmo é quando seus lábios obedecem e seus os olhos brilham. Este é o sinal. E se você gargalhar, acredite, você cresceu!

Vejo pessoas carregando bolas de ferro, arrastando correntes amarradas aos pés. Se cansam, mas não se libertam. Repetem e repetem para si as reminiscências de um tempo que não lhe pertencem mais, e que a cada recorrência, se tornam mais pesadas e mais tristes.

Vejo pessoas que, com as pedras que encontra no caminho, constrói um muro, transformando em lamúria o desafio de alcançar a felicidade. "Muros são mais fáceis do que construir que escadas", diriam elas.

Também vejo pessoas que não se apegam a nada, não carregam nada e dispensam a bagagem da vida pois colhem da vida apenas o momento, o agora.  Mas, e quando o momento se desmorona e o que se encontra no caminho é um buraco, um vazio?

Como são suas lembranças: pesadas  bolas de ferro ou leves e coloridos balões? 

Caminho com algumas lembranças, pois são elas que norteiam meu caminho. E como em um mapa, observo as passagens que já atravessei, as pedras que desviei e os abismos que já contornei. Sim, algumas são minhas guias. Indicam por onde ir e onde chegar.

Mas no meu caminha tinha uma pesada lembrança. E estava entalhada na minha memória. Era a lembrança apagada de um papel. Porque me lembrava das palavras apagadas e não me lembrava das frases escritas? Por que o que foi apagado me falou mais alto? Porque se tornaram para mim a verdade nunca dita. Escrita a lápis, tornou o traço da minha própria personalidade.

Aquelas palavras, apagadas, se fizeram presentes, escrituras de cada fase da minha vida. Mas também foram as respostas que sempre procurei... o que quero ser quando crescer. O que eu queria ser, exatamente eu não sabia. Mas sabia o que não queria ser: aquelas palavras apagadas. É, mas a vida é tão sábia, nosso inconsciente tão consciente, que aquilo que machuca, maltrata, vira arma, armadura da nossa própria existência. 

E depois de 40 anos, relembrando o passado, reencontrando pessoas, bit a bit, que as palavras voltaram, carregadas pelas gargalhadas. E foi quando percebi, que aquelas palavras, apagadas, transformaram o meu presente.  Perseguiram-me, não permitindo que eu olhasse no espelho e me visse feia, palavra apagada do papel e também, do meu reflexo. E o que ensino a todos que me procuram é que, nascer bonita é genética, estar bonita é escolha. 

Mara Débora

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Guarda-roupa Sustentável - 1 peça, 6 looks

Ter um armário cheio não quer dizer que você sempre se vestirá elegantemente.  A maior dificuldade é saber combinar as peças. A maioria das pessoas usam uma peça do mesmo jeito, sempre combinadas com 2 ou no máximo 3 outras peças. Tem algumas pessoas que usam a peça sempre do mesmo jeito.

Ao montar um Guarda-roupa Sustentável, parto do princípio de que 1 peça deve combinar com a maioria das peças do grupo. Assim, você terá menos roupas em seu armário, mas muito mais looks na sua vida.


Por este motivo, vou mostrar que você pode usar apenas 1 peça, de segunda a sábado, sem repetir uma combinação. E que a mesma peça pode adquirir estilos diferentes, dependo dos acessórios e sapatos utilizados.


Peça Escolhida - Saia Lápis preta com franja

Selecionei uma peça inusitada no meu guarda-roupa - uma saia lápis preta com franja - por ser uma peça difícil de ser combinada, e por isto, geralmente abandonada nas gavetas. Detalhe, esta peça é de 2ª mão (ganhei de amiga que não a usava mais) e as franjas foram colocadas por mim. Depois que passar a moda (acredito que não passe tão cedo) posso retirar e usá-la da forma clássica.

Combinação 1 - Segunda-feira 
Com camisa jeans - Estilo Urbano - pode usar com bota, scarpin ou sapato oxford. Acessório: colar de franja com crucifixo (também de 2ª mão)

Camisa jeans Levis

Combinação 2 - Terça-feira
Com blusa romântica bege de elástico na gola e na manga - Estilo Boho Chic - Escolhi a bota para quebrar o romântico, buscando o estilo boho chic.  Mas pode ser usada com scarpin (clássico) ou sapatilha (casual). Acessórios: Um colar romântico, combinando com a blusa e uma corrente mais pesada, para combinar com a bota.


Blusa de malha de fibra de bambú - marca Tie - Moda Ecológica
http://tie.eco.br/colecoes-lookbook
Bota TNG - no mínimo 12 anos que comprei

Combinação 3 - Quarta-feira
Com camisa branca - Estilo Clássico - Escolhi a bota também para quebrar o clássico. Como minha profissão (Consultoria de Imagem) permite, faço estas quebras, mas dependendo da sua profissão, opte pelas combinações mais clássicas: scarpin ou sapatilha. Perfeito para um reunião de negócios.


Camisa branca Dudalina
Bota TNG - no mínimo 12 anos que comprei


Combinação 5 - Quinta-feira
Com blusa de mescla e detalhes em couro fake e trench coat - Estilo Urbano

 Blusa mescla com detalhes em couro - Marisa
Trench coat Hering
Bota TNG - no mínimo 12 anos que comprei

Combinação 5 - Sexta-feira
 Com blusa branca básica e jaqueta de couro. Acessórios em metal - Estilo Urbano - Rocker - Aqui a bota iria super bem, mas como gosto de fazer quebras, optei pelo oxford para dar uma equilibrada. Pode ser usado com meia preta, fio 80. 


Blusa de malha branca Tommy Hilfiger 
Jaqueta couro fake 
Sapato oxfor Arezzo


Combinação 6 - Evento
Com blusa de detalhes dourado - Estilo Urbano Elegante.
Ideal para evento


Blusa de malha preta com detalhes dourados - Renner 
Estola pele sintética (não lembro a marca - sem etiqueta)
Scarpin - Mr Cat

Escolha um dia da semana e se jogue!

1 peça, 5 combinações por Mara Debora. 
Gostou, abra a gaveta e compartilhe!