terça-feira, 29 de setembro de 2015

Caixas da Estação

O que eu mais adoro fazer na mudança de estação é abrir a minha "Caixa da Estação". É como se eu abrisse várias sacolas com roupas novas dentro. Sempre o que vem à minha mente é: Nossa, não lembrava que eu tinha esta peça! As caixas são sempre uma surpresa agradável. 

Na verdade não passam de uma técnica simples de "tirar da vista" por um tempo algumas peças, para que você não fique cansada das suas peças. E ao recolocá-las novamente no armário, parecerem peças novas, recém compradas.

Então uma boa dica é colocar  nas caixas da estação as peças que você só irá usar na estação seguinte. Como agora estamos entrando na primavera (e temos apenas dois climas quente e frio), guarde todos os casacos pesados e calças mais quentes nestas caixas. Guarde também vestidos mais fechados e blusas de lã. Deixe apenas peças mais leves para usar quando começar a chover. Eu gosto de deixar algumas camisas de manga comprida para alguma ocasião mais fresquinha.

Seu armário ficará com mais espaço, as roupas serão visualizadas com mais facilidade e não amassarão muito. E com certeza, mais organizado.


Tenho também as Caixas de Hibernação. Nestas caixas guardo peças que  não uso ou que estão fora de moda, mas que eu gosto, tenho apreço, que são de qualidade e que não quero me desfazer. Então deixo as roupas hibernando algumas coleções! Mas nada de se esquecer delas. Dou sempre uma olhadinha para ver se não tem algo que tenha voltado na moda ou que eu tenha interesse em usar novamente. 

Por este motivo, não sou favorável quando se fala "se não usar a roupa por um ano, não usará mais". A moda vai e volta e uma peça que você não usou durante um ano, dali 2 ou 3 anos estará na moda novamente. Eu mesma acabei de olhar nas minhas caixas de hibernação se eu ainda tinha uma kafta que eu havia comprado há uns 3 ou 4 anos atrás e que hoje está super em alta. Qual não foi minha tristeza, me dei conta que havia doado no meu último bazar. Mas, com certeza alguém deve estar em alegria, utilizando (assim espero)!

Devo lembrar claro que, o melhor é ter roupas atemporais. Mas somos sempre tentadas a ter uma pecinha da moda, não é mesmo? Mas antes de sair comprando, que tal abrir sua caixa de hibernação? Quem sabe não tem algo super atual lá dentro, só esperando o momento certo de arrasar!

Gostou?! Abra a gaveta e compartilhe


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Vista sua autoestima

Estou reproduzindo aqui o texto que saiu na revista Em Forma de setembro, onde fui matéria de capa.
A partir de agora, pense no ato de vestir não apenas para cobrir seu corpo, mas em algo que possa elevar sua autoestima. Não estou falando apenas roupa em si, mas das sensações, emoções e sentimentos que a vestimenta traz consigo. Falo da cor que ilumina a alma, da modelagem que contorna seu corpo, do tecido que enobrece seu espírito, dos acessórios que brincam com seus sentimentos e dos sapatos que seduz os desavisados.

Porém, antes do ato de vestir, faça um ritual de admiração . Sim admiração a você mesma. Acorde cedo, tome um bom banho morno (uma ducha fria no final para fechar os poros e dar energia – ou para acordar mesmo). Em frente ao espelho (é importante que seja assim) passe creme em todo corpo e aproveite para analisar cada parte do seu corpo e como elas se conectam às outras. Faça comparações. Não! Não estou falando para se comparar com sua vizinha, ou com a última capa da sua revista preferida e sim consigo mesma. Verifique como são suas curvas, seu ombro, seu pescoço e pense: o que eu quero valorizar hoje?
Faça uma massagem em todo o corpo, curvas e dobras (lembre-se dos joelhos e cotovelos). Massageie os pés, as unhas dos pés, as mãos e as unhas das mãos (eu disse para acordar mais cedo). Após o hidratante escolha um óleo perfumado e passe no corpo novamente para garantir que a hidratação se mantenha por mais tempo. Aproveite para passar o protetor solar no colo, pescoço, ombros e rosto. Por último, escolha um perfume. Passe no corpo ou vaporize para cima e deixe as gotinhas cair no seu corpo e cabelos.
Agora sim, podem escolher a roupa do dia, ou melhor, a autoestima guardada no armário.
Comece pela lingerie. Se quiser sentir mais confiante, escolha aquele conjunto de calcinha e sutiã de renda elegantemente sensual (eu disse elegantemente hein!) que revele sua sensualidade, entretanto que não a mostre, mas que vai te transportar para um momento gostoso no passado. Seus olhos brilharão e você se sentirá sensual e confiante. Mantenha-se assim!
Escolha uma roupa clássica e comportada para continuar este ar de mistério. O clássico calça social preta + camisa branca. Deixe um botão elegantemente desabotoado ( elegantemente...). Do contrário, esqueça. Abra bem a gola, subindo-a no pescoço, fazendo, com isto, que seu pescoço pareça mais fino e alongado (quase suplicando por uma mordida).
Em seguida escolha os acessórios. Nada mais sensual do que pérolas. Coloque vários colares de pérolas. Junte a ele outro dourado ou prateado para ficar mais moderno. Dê algumas voltas no pescoço, deixando alguns mais curtos e outros mais longos, passando pelo decote da camisa. Na orelha opte por um brinco delicado. Complemente o look com um anel, um relógio, se usar, e um enorme óculos de sol na cor preta.
Os sapatos?. Ah, os sapatos! Cuidado! Os sapatos entregam as nossas mais secretas vontades. Quanto mais aberto, menos secretas. Use um sapato fechado, de salto alto, mas não alto demais, o suficiente apenas para te deixar elegante e com uma postura altiva. Deixe os de salto muito alto, para momentos a dois.
Nos cabelos você pode usar um coque moderno, um rabo de cavalo ou um penteado clássico. Para a maquiagem, que tal um batom vermelho mate (matador no imaginário)? Dê umas batidinhas do batom na boca e espalhe com o dedo para não ficar vermelho demais. Se ele não for mate e sim cremoso, use um pouco de pó com a esponjinha sobre o batom, assim deixe o “matador” só no seu imaginário. Os olhos devem estar acima de qualquer suspeita, com linhas bem delineadas e máscara de cílios para levantar qualquer olhar.
Simples assim. Ou melhor, simplesmente maravilhosa e misteriosa.
Este é um look para elevar qualquer autoestima. Aquele que diz tudo, mas não mostra nada. Puro mistério. Somente quem sabe das suas histórias é você e sua lingerie (ah, se ela falasse!). Siga com este mistério até o final do expediente, sentindo-se confiante. Assim, qualquer obstáculo se transformará em um pequeno desafio a ser, elegantemente, superado. Bom trabalho!




Dicas da Mara Débora

Ao escolher o que vestir, pense nas contraposições dos tops e bottons, ou seja, use blusa ou camisa elaborada com calça ou saia mais sequinha, reta ou slim. Do contrário, se a calça ou saia for mais ampla, use com blusa ou camisa mais sequinha. Da mesma forma o contraponto com o comprimento: se usar saia mais curta ou bermuda social (para o trabalho o comprimento deve ser de no máximo 4 dedos acima do joelho) use com camisas mais fechadas, soltas e de manga comprida (que podem ser dobradas) ou ¾, nunca regatas ou de alcinha. Isto também vale para o estilo combinando uma blusa romântica com uma calça jeans, ou uma calça social.


Gostou! Abra a gaveta e compartilhe!

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Sorrir é contagioso.

Sorrir é uma arma poderosa. Um sorriso encanta, desbanca qualquer oponente. E nem pense em falsear um sorriso, porque não são somente os lábios que sorriem. Não! Os olhos brilham quando sorrimos, o ar entra mais facilmente por nossos narinas, nossos pulmões trabalham mais impulsionando nosso peito para cima, nosso coração pulsa mais rápido para que o sangue entregue o oxigênio para as células e todas elas sorriem de volta. E neste momento, todo o nosso corpo está sorrindo, porque nossa pele está mais sensível, nosso ouvido amplificado e nosso olhar menos seletivo.

Sorrir nos faz olhar diferente, sem dúvidas, sem questionamentos. Olhamos com alma aberta, a íris colorida, com a pupila dilatada e molhada de alegres lágrimas. Olhamos com o olhar dos tolos e a pureza das crianças. Os olhos quando sorriem não procuram defeitos, procuram a beleza de um ângulo ainda não visto, de um ponto de vista ainda não discutido.

 Ao sorrir nossas palavras saem todas embaladas ao som mais puro que nossas pregas vocais podem produzir, vibrando em sintonia com o sorriso. Falar sorrindo muda tudo. Muda a nós mesmo e muda o outro. O outro, em sintonia com seu sorriso, sorri de volta e entoa as palavras na mesma vibração ouvida.

O sorrir aciona o tato. Quando sorrimos em excesso, rimos com as mãos, dando tapinhas para que a energia passe a cada contato, a cada toque. Mas nem sempre é suficiente, então precisamos nos apoiar, abraçar o outro para que o rir, que, a este ponto já virou gargalhar, seja sentido por todo o corpo do outro. Entram em consonância, vibram juntos, sacodem juntos, se dobram, juntos, de tanto rir.

E rir é o melhor remédio! Um remédio que cura de dentro para fora. Possui um estágio que o contagia, mas a contaminação é benéfica. Seus efeitos colaterais são desejados. Dá até ruga, mas estas, são bem vindas.

Rir não tem nacionalidade. Pode-se ri baixinho, bem alto, pode ser um riso mudo, gritado, rouco, esganiçado. Pode dar uma risada escancarada, um riso tímido, engraçado ou até mesmo sem graça. Aqui ou não Japão, será entendido, em qualquer língua.

Mas a arte de sorrir não para todos. Sorrir tem seu encanto e o seu tempo. Se sorrir de mais é bobo, de menos é tosco. Se sorrir a toa, perde a boa, mas se a toa não sorrir é porque os dentes já se foram. Um meio sorriso é desconfiar um tanto. E um sorriso de canto, não se engane, é de espanto. Tem choro que encontra o riso, daí é uma felicidade só! Mas quando o riso encontro o choro, ah é de dar dó!


Mas se até agora você não sorriu, não se preocupe não! Iniciei este texto dizendo que sorri é contagioso. Viu? Você já está sorrindo!

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Abaixo a ditadura dos saltos altos

Quem me conhece sabe que eu sou super a favor dos saltos confortáveis. Porém não era muito a favor das rasteirinhas. Você leu bem, não era, afinal, o bom gosto e o bom senso devem sempre andar juntos. Digo isto porque, mais e mais, as rasteirinhas vêm se tornando sandálias de muito bom gosto. E, quando usadas com bom senso, tudo muda no look. 

Recentemente orientei uma cliente a usar um sapato sem salto em uma festa de casamento, por motivo de complicações nos pés. Mas não é que eu estava de acordo com as últimas tendencias?! 

Estilistas estão apostando em vestidos de festas combinados com sandália rasteira. É o caso de Karl Lagerfeld, da Chanel. Combinadas com vestidos longos ficam maravilhosos. Mas estão sendo usadas com qualquer comprimento de saia.





E quando, por causa do salto, não aproveitamos a festa. Falo isto com muita propriedade, pois sempre tive dificuldades de usar salto. Meus pés sempre ficam doloridos no meio da festa, e por princípio (e vergonha dos meus joanetes - sim tenho nos dois pés - carinhosamente chamadas de joaninhas) não tirava os sapatos nunca.

Já faz um tempo, retirei da sapateira todos os sapatos de saltos finos. Já foi um grande alívio. Restaram agora os de saltos médios e grossos. Como meus pés não são muito bonitos, não tenho muitas sandálias rasteirinhas abertas. No entanto, para um próximo evento, caso tenha que investir em sapato, com certeza será em uma sandália rasteirinha com pedraria. Afinal, não há nada melhor do que está super na moda e com muito conforto, não é mesmo! 

Vejam as lindas rasteirinhas abaixo e lancem o grito: "Abaixo a ditadura dos saltos altos!!!"











Esta é a minha preferida - Valentino!!!

E para quem é daqui de São José dos Campos e Região a Oscar Calçados está com muitas rasteirinhas lindas, vale a pena conferir na loja. Inclusive uma muito parecida com o modelo acima.


Gostou?! Abra a gaveta e compartilhe!
Texto Mara Débora

domingo, 13 de setembro de 2015

Roupas que duram

Hoje me dei um desafio: usar uma peça que há muito tempo não usava. A ultima vez que eu usei esta peça eu não lembro, mas me lembro muito bem quando comprei. Foi no final do ano de 1997. Estava em busca de uma peça elegante para o final do ano e para minha formatura. Há mais de 17 anos atrás.

O que torna uma peça atemporal? Uma peça de qualidade, bem feita, bom acabamentos; de tecido de qualidade, que não desfaz, não mancha, não encolhe; estilo clássico, que nunca sai de moda; e de uma cor neutra. É o caso desta camisa. E o melhor: feita no Brasil (assim com s mesmo) - marca Raroefeito (http://www.raroefeitomoda.com.br/)

Ter uma peça por tanto tempo vai contra o que muitos consultores de moda e personal organizer dizem: "Se não usar esta peça por ano, desfaça dela". Não concordo muito com esta regrinha. Tenho algumas peças de quando ainda era solteira (mais de 18 anos). As peças que doei, seguindo esta regra, de algumas me arrependo.

Sempre falo que temos que ter roupas o suficiente, não o excedente. Temos que aproveitar mais e melhor o que temos e não sair correndo para as lojas a cada nova coleção. E isto inclui voc~e ter algumas peças que demoram para ser usadas, brinco que, demoram para ser achadas, ficam perdidas no fundo da gaveta.

Esta camisa é uma destas peças: esquecida no armário das roupas de inverno, debaixo de um casaco, há muito não usava. Mas olhando alguns looks na internet de como usar trench coat, adorei um look preto e branco e resolvi buscar nas minhas gavetas algo que pudesse usar. E foi aí que me lembrei desta camisa e da blusa preta. O charme maior foi a blusa ter brilhos, deu um certo glamour. E claro, usarei com um trench coat.



Você deve está se perguntando: mas está na moda este look? Bom, se está na moda eu não sei, mas olhei no espelho e adorei o meu look! Faça o mesmo! Lance este desafio: busque no seu guarda-roupa ou na sua gaveta uma peça antiga, quase sem uso e faça um lindo e atual look. Você irá se surpreender!



Gostou?! Abra a gaveta e compartilhe!
Post seu look no facebook: guarda-roupa sustentável e no autoestimanagaveta.
Por Mara Débora