domingo, 17 de abril de 2016

Fashion Revolution SJC

Chamando Todos Para a Revolução da Moda!
Consumidores, amantes e profissionais da área reivindicam uma atuação mais limpa da indústria.


Em abril de 2016, acontece a terceira celebração do Fashion Revolution Day, quando mais de 80 países se unem para perguntar: “Quem fez minhas roupas?” e exigirem mais transparência da cadeia produtiva da moda.

O movimento global Fashion Revolution acredita em uma indústria da moda que: valoriza e respeita as pessoas; preserva o meio-ambiente; promove criatividade e inovação; e distribui riquezas em medidas justas. A sua missão é sensibilizar e conscientizar a sociedade para tornar estas crenças realidade.

No dia 24 de abril de 2013, uma tragédia em Bangladesh abalou o mundo, quando o edifício Rana Plaza, que abrigava diversas confecções de roupas (muitas produziam em larga escala para renomadas marcas globais) desabou, causando a morte de 1.133 trabalhadores e deixando outros 2.500 gravemente feridos.

Esse foi o ponto de partida para que duas ativistas e designers pioneiras em moda sustentável, Carry Somers e Orsola de Castro, criassem o movimento Fashion Revolution e fizessem da data um marco, o Fashion Revolution Day, uma vez que catástrofes sociais nas cadeias de fornecimento da moda persistem em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

De Londres, a campanha se espalhou para o mundo, com o objetivo de mostrar à todos o verdadeiro custo de nossas roupas – revelando os impactos socioambientais de seus processos de produção, desde a extração da matéria-prima até o consumo.

E eu não fiquei fora deste movimento. Nos dias 15 e 16 de abril promovi, junto com o Corpo Cabelo E Estética um Bazar de troca e venda. Se você não participou ainda dá tempo. Separe algumas peças de roupa, sapato, bolsa e acessório e leve no dia 24 de abril, a partir das 9h30 no Parque Vicentina Aranha. Participe também da mesa de debates comigo e meus convidados. Falaremos sobre os malefícios dos agrotóxicos, alimentação vegana, confecção de roupas com retalhos e guarda-roupa sustentável.

Obrigada a todas que levaram as roupas para o bazar e que fizeram doações. Todas saíram satisfeitas com as vendas, compras e trocas que fizeram. Tiraram dos seus armários roupas esquecidas e paradas que foram parar em outros armários e gavetas.

Fotos do bazar





Aguardo vocês no dia 24 de abril 
no Parque Vicentina às 9h30 
São José dos Campos

E para quem  não é daqui, veja na programação se sua cidade vai sediar o Fashion Revolution
http://fashionrevolution.org/country/brazil/  


sexta-feira, 1 de abril de 2016

O que mudou na minha vida com o Guarda-roupa Sustentável?


Tudo começou quando resolvi aceitar que tinha muita roupa. Sim, eu sei, parece idiota, fútil, mas o que adianta falar que o mundo tem que melhorar, que o meio ambiente está sofrendo, desgastado, se na nossa vida não damos o primeiro passo. E se ainda parece pouco ineficiente o fato de aceitar que temos muita roupa, saiba que isto mudou a minha vida. E, acredito, começou a mudar a vida de muita gente que convive comigo. No entanto, ao mesmo tempo que a quantidade de roupas contida em meu armário me incomodava, não conseguia me desfazer delas, pois meu sentimento de posse era maior.
Mas o primeiro passo já havia dado: aceitar que tinha muito. Muitos sapatos, muitas bolsas, muitos acessórios, muitas roupas. E pra quê tudo isso? Roupas que eu nem lembrava que eu tinha, roupas que arrependi de ter comprado, sapatos que mais me machucavam do que me levavam, bolsas que viviam guardadas ao invés de guardar e levar meus pertences.
Passei um tempo pensando como ter poucas roupas mas, sem ter com isso, poucas opções de uso. Como não ter meus armários cheios mas, ainda assim, conseguir criar vários looks. Ter menos roupas e mais combinações. Seria isto possível?

Foi então que, pesquisando, criei meu Guarda-roupa Sustentável. Percebi que se focasse apenas em um grupo pequeno de roupas, conseguiria tirar o máximo daquele roupas. Foi então que coloquei na prática a matemática que aprendemos no colégio: análise combinatória.
Algo tão simples e surpreendente, como devem ser e são, todas as ideias para mudar o seu dia a dia, a sua vida e o mundo. E como funciona isto para as roupas e como isto mudou a sua vida, você deve estar se perguntando.
O Guarda-roupa Sustentável usa a análise combinatória para ampliar as combinações de roupas. Cheguei a um número de peças, que considero interessante, que combinadas entre si, podem render quase 200 combinações. E o que é melhor, estimula a criatividade.

Grupo de roupas com  20 peças combináveis entre si.

- Parte De Cima (camisa, blusa...): 9 peças

- Parte De Baixo (calça, saia, bermuda): 5 peças

- Vestidos: 2

- Sapatos: 4

Agora vamos imaginar, matematicamente, as combinações deste grupo de roupas:

9 partes de cima x  5 partes de baixo  = 45 combinações

45 combinações  x 4 sapatos = 180 looks

2 vestidos x 4 sapatos = 8 looks

Total: 188 looks

9 meses de uso

E o que é melhor, você se força a usar combinações nunca antes pensada.
E porque isto mudou a sua vida, você deve estar pensando. Mudou por que percebi que não só tinha muita roupa, como tinha muita coisa. Percebi que no lugar de comprar, poderia escolher curtir mais o que eu tinha, dar mais valor, cuidar melhor. Hoje quero ter menos produtos e mais experiências. Quero ter menos presentes e estar mais presente. Quero preencher minha vida com menos coisas e com mais sentimentos.

E minhas escolhas também se fizeram na alimentação. Voltei a ser vegetariana. Não consigo olhar para um pedaço inerte de carne e pensar que aquilo era um ser vivo, que nasceu e foi criado para ser morto. Desculpem-me mas me embrulha o estomago só em pensar. E também no que eu vou assistir, no que eu vou ler, no que eu vou investir meu tempo livre.
Conclui que para melhorar o mundo, precisamos melhorar nossas escolhas. De quem eu compro? Faça você esta pergunta. Você conhece de quem você compra? Faça um retrocesso de toda a cadeia de venda e tente imaginar se no ponta inicial, quem realmente fez ou plantou o que você acabou de adquirir, foi realmente beneficiado. Como isto chegou até você, e como realmente foi feito ou plantado.
As nossas escolhas melhoram o mundo! Pense nisto!
Participe do Fashion Revolution SJC e saiba mais sobre o Guarda-roupa Sustentável.

Gostou?! Abra a gaveta, escolha melhor e compartilhe!

Mara Débora